AGÊNCIA SINSEMBA DE NOTÍCIAS


_____edição 06 de fevereiro de 2013


CUT-CE promove análise conjuntura durante abertura de planejamento estratégico

05/02/2013

As discussões aconteceram nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2013 na sede da CUT-CE, em Fortaleza. Diretores apresentaram propostas para o plano.

Escrito por: Camila Carvalho - Assessoria de Comunicação (CUT-CE)


A reflexão sobre a conjuntura política brasileira e o papel dos(as) trabalhadores(as) na sociedade é essencial para fortalecer a luta da classe trabalhadora. Por acreditar nisso, a CUT-CE promoveu, na abertura do planejamento estratégico para a atual gestão, debate sobre análise de conjuntura do país. Participaram das discussões o professor Dr. Josênio Parente, o assessor político da CUT-CE, Vicente Flávio, a Secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Graça Costa, além de representantes de entidades filiadas, que colaboraram ativivamente com o debate.
Com foco no aniversário de 30 anos de fundação da CUT, o assessor político e mestre em políticas públicas pela UECE Vicente Flávio destacou a importância da Central na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) e o papel da Central no atual momento histórico. Vicente Flávio defendeu ainda a politização cada vez maior da Central como estratégia para fortalecer ainda mais a sua representatividade entre as categorias. “A CUT tem a obrigação de ser uma Central cada vez mais politizada e atuante”, destacou.
De acordo com a Secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Graça Costa, nos últimos 30 anos, a Central se tornou referência na luta pelos direitos dos(as) trabalhadores(as).  “Temos que nos orgulhar e ter consciência do valor da CUT na defesa dos direitos da classe trabalhista. Percebemos a importância da Central quando participamos de eventos internacionais e somos reconhecidos”, comemora.
Com a proposta de aproximar a academia do movimento sindical, o professor Dr. Josênio Parente apresentou histórico sobre o conceito de democracia, fundamentado na soberania popular e na construção do governo do povo.  Segundo Josênio, a CUT enfrenta desafios específicos da atual conjuntura política, como a concorrência do movimento sindical com as mídias sociais, por exemplo.
De acordo com a presidenta da CUT-CE, Joana Almeida, a análise de conjuntura é momento de formação importante para preparar os diretores para sair às ruas na defesa dos direitos da classe trabalhista. “É preciso  refletir sobre o atual momento político brasileiro. Dessa forma,  somos de capazes de entender mais claramente as causas das nossas lutas”, conta.

_____edição 02 de fevereiro de 2013


Diretoria do SINSEMBA começa o ano na Câmara Municipal com grande manifestação da Categoria



Janeiro de 2013 começou fortemente movimentado pelos servidores e servidoras municipais de Barreira. A Diretoria do SINSEMBA foi à Câmara Municipal participar da sessão da casa legislativa com o objetivo de, como sempre, chamar a atenção dos vereadores para o devido respeito à Classe Trabalhadora que não pode ser ultrajada em seus direitos trabalhistas e em sua dignidade de pessoa humana.

A Categoria superlotou a Câmara para juntamente com a Diretoria do SINSEMBA denunciar as ações de transferências motivadas por questões veladas de perseguição. Sabe-se que esse tipo de arbitrariedade é muito comum, principalmente, quando se trata de início de novas administrações onde muitas vezes pessoas em cargos de chefia dos estabelecimentos públicos se excedem na condução de seus cargos, e desse modo, os servidores passam a sofrer represálias infundadas.

Representando o SINSEMBA, falaram no Plenário a Presidenta Aparecida Castro e a Vice-Presidenta da entidade Carmem Santiago. Em suas exposições, as sindicalistas abriram a discussão sobre as transferências de servidores nos locais de trabalho, sendo necessário, portanto, que o Prefeito de Barreira que estava presente, observassem essas denúncias e tomasse as devidas providências administrativas.

Dr. Deodato Ramalho Neto, advogado do SINSEMBA, também se pronunciou e colocou que esse tipo de problema está sendo muito comum em várias Prefeituras do Ceará e que é preciso manter firmeza no combate a isso e o Sindicato está preparado para defender sindical e juridicamente os servidores nessa problemática.

A presença da Diretoria do SINSEMBA na sessão legislativa foi elogiada pelos vereadores e parabenizaram o Sindicato pela efetiva atuação e reforçaram a reivindicação ao prefeito de que o mesmo deveria dialogar com o Sindicato para resolver a situação das transferências.

A presença de Carmem Santiago, nesse debate, também como dirigente CUTista só demonstra a importância de se manter em alerta os instrumentos de luta como o Sindicato e de saber o nível de organização da Classe Trabalhadora dispõe de mecanismos muito bem elaborados com vistas à defesa intransigente da dignidade e da integridade do trabalhador e da trabalhadora.


_____edição 31 de janeiro de 2013


SECRETÁRIA GERAL ROSA PAVANNELI FALA AO COMITÊ MUNDIAL DE MULHERES

 Secretária Geral Mundial Rosa Pavanelli coloca os principais desafios para as mulheres da ISP em 2013; abaixo conheça a  apresentação da Politica de Igualdade de Gênero da ISP”.

CIRCULAR LC 3 (2012) A todas las integrantes del WOC
Referencia: RP/SV/CHM Dirección de contacto: equality@world-psi.org
20 de diciembre de 2012

Estimadas compañeras:
Tengo el inmenso placer de dirigirme a ustedes, orgullosa de ser la primera mujer que accede a la secretaría general de la Internacional de Servicios Públicos. En el último decenio, he trabajado en el movimiento sindical y he podido constatar cuántas mujeres han abrazado el activismo y han llegado a la dirigencia sindical. Sin embargo, ¡queda mucho por hacer! Al despuntar 2013, sigue habiendo disparidades basadas en el género; a ello se suman las devastadoras consecuencias que acarrea para numerosas mujeres esta crisis económico-financiera que arrasa con muchas políticas equilibradas logradas tras muchos años de luchas sociales. Es evidente que la igualdad de género no es sólo una cuestión de derechos de la mujer, sino también de búsqueda del equilibrio entre los compromisos laborales y los familiares, y de repartición de las responsabilidades.

Este es el contexto en el que se ha constituido el nuevo Comité de Mujeres de la ISP. Espero poder trabajar en estrecha colaboración con las integrantes del WOC durante mi mandato como Secretaria General, para lograr que las cuestiones de igualdad formen parte de la esencia misma de los programas y las estrategias de la ISP.

Hemos recibido la mayor parte de las nominaciones para integrar el WOC durante el próximo periodo quinquenal, pero faltan las nominaciones de algunas subregiones (véase el listado adjunto). Les pido la mayor celeridad posible, para que podamos comenzar a trabajar cuanto antes. Es necesario que tengamos la lista final de las nominaciones a más tardar a principios de marzo de 2013, a fin de que todas las integrantes puedan intervenir en la organización de la reunión del Comité de mayo del año entrante, incluso en la elaboración del orden día y el programa. En enero, también invitaremos a presentar candidaturas para los cargos de Presidenta y Vicepresidenta del Comité.

De cara a 2013, cabe tener en cuenta las fechas de varios eventos importantes:

 Comisión de la Condición Jurídica y Social de la Mujer, Naciones Unidas: 4 a 15 de marzo de 2013, en Nueva York. En esta reunión, la ISP estará representada por una delegación de 20 sindicalistas de todo el mundo (véase el listado adjunto). A principios de febrero les informaremos sobre las actividades de la ISP en la Comisión, y les explicaremos de qué modo pueden participar ustedes y su país. Nuestra presencia en la Comisión coincidirá con el 8 de marzo de 2013, fecha de lanzamiento de la campaña de la ISP “Alto a la violencia contra la mujer”.
Foro Social Mundial: 26 a 30 de marzo de 2013, en Túnez. Sírvanse ponerse en contacto con la ISP si tienen previsto participar en este Foro, y tengan en cuenta que necesitaremos su participación en los eventos que están organizándose para esa ocasión.
 Conferencia Internacional del Trabajo: 5 a 20 de junio de 2013, en Ginebra. En las próximas semanas terminan de definirse las delegaciones nacionales participantes en la CIT. Les pedimos que animen a sus sindicatos y a los centros nacionales a no perder de vista el equilibrio entre los sexos en las delegaciones.

Adjunto a la presente encontrarán una carpeta de información para las nuevas integrantes del WOC, así como el folleto y los documentos de investigación elaborados para la reunión del Comité, celebrada en Durban antes del Congreso de la ISP. Si necesitan más información, o desean formular alguna propuesta, sírvanse entrar en contacto con sandra.vermuyten@world- psi.org.

Permítanme desearles un excelente cierre de 2012, y un muy feliz y satisfactorio 2013.

Espero poder trabajar con ustedes, y que hagamos oír la voz de las mujeres en la ISP y en el mundo entero.

Un saludo solidario.
Rosa Pavanelli
Secretaria General

A Politica de Igualdade de Gênero da ISP
12

MENSAGEM DE ROSA PAVANELLI

Circular GEN 4 2012
Para: todas las afiliadas de la ISP
Cc: todo el personal de la ISP
Referencia: RP/pch/ 14 de diciembre de 2012

Estimadas y estimados Compañeros/as:

Con gran humildad, grandes dosis de esperanza y no sin cierta aprensión, dirijo esta primera carta a todas las organizaciones afiliadas en calidad de Secretaria General de la Internacional de Servicios Públicos.
Tenemos por delante enormes desafíos y está en nuestra mano, la de todas y todos unidos, encontrarles solución. Las afiliadas de la ISP en el Congreso de Durban, Sudáfrica, nos han encomendado un mandato definido para los próximos cinco años. Contamos con una gran dosis de buena voluntad procedente del mundo entero, pero ahora necesitamos pasar a la acción.

El Congreso ha encargado a la ISP que acometa muchas cosas, demasiadas1. No nos queda más remedio que proceder a una selección, ya que nuestros recursos son limitados y nuestro personal no es excesivo. Para que podamos cumplir el mandato de Durban debemos priorizar mejor, ser más flexibles y más selectivos, además de combinar más estrechamente nuestras capacidades con los puntos fuertes y las prioridades nuestras afiliadas. Estoy convencida de que la ISP estará a la altura de los retos en la medida que podamos mejorar la integración y la presencia de nuestras afiliadas en todo cuanto hacemos.

Aunque nuestro personal ha trabajado durante muchos meses sin descanso preparando el Congreso, les he pedido que mantengan el mismo nivel de esfuerzo y apoyen los procesos decisorios que tendrán lugar de inmediato, tanto en nuestras regiones como en nuestro ejecutivo mundial. Estamos redactando un documento que se debatirá en las próximas reuniones de los comités consultivos subregionales y de los comités ejecutivos regionales, además de en la reunión que el Consejo Ejecutivo celebrará el próximo mes de mayo. Se trata de un documento dedicado a las opciones que debemos priorizar y a la asignación de tiempo de personal y de recursos a las acciones que se consideren más importantes. Los resultados de este proceso tendrán implicaciones tanto para las actividades que acometeremos, como para la forma en que trabajaremos y para los recursos que les dedicaremos.

Por el momento, permítanme llamar su atención sobre un par de temas muy urgentes:

Desde el 5 al 20 de junio, la OIT convocará su Conferencia Internacional del Trabajo anual, la CIT. Una de las cuestiones clave de esta conferencia será el informe sobre el Convenio 151 (Convenio sobre la protección del derecho de sindicación y los procedimientos para determinar las condiciones de empleo en la administración pública). Pensamos que es importante que los sindicatos de servicio público tengan una presencia activa en la conferencia de este año. Por ello necesitamos que las afiliadas soliciten urgentemente a sus confederaciones sindicales nacionales que las incluyan en las delegaciones nacionales que enviarán a la CIT. Dependiendo del país, este proceso puede ser complicado, por ello necesitamos que se pongan ustedes en marcha de inmediato. Si necesitan asistencia o asesoramiento en relación a este proceso, les rogamos contacten con Sandra.Vermuyten@world-psi.org
Desde el 26 al 30 de marzo, el Foro Social Mundial se reunirá en Túnez (Túnez). En el Congreso de Durban, la ISP aprobó una resolución que nos pedía que nos involucráramos en dicho Foro Social Mundial, en parte para expresar nuestro apoyo a nuestras compañeras y compañeros del Magreb. Estamos en estos momentos considerando iniciativas en las siguientes áreas:

* Violencia contra las mujeres
*  Juventud y empleo
*  Derechos sindicales
*  Salud
*  El derecho a agua y saneamiento
*  Energía y cambio climático

Rogamos a los sindicatos interesados en participar en estas actividades nos lo indiquen con antelación. También necesitaremos que varios sindicatos nos ayuden a subvencionar los costos de algunas de las/los participantes. Si necesita ayuda u orientación sobre este proceso, sírvase escribir aDavid.Boys@world-psi.org

Esperando colaborar con ustedes en los próximos meses y años, les envío mis mejores deseos para este fin de año y para un año 2013 lleno de paz y felicidad para usted y su familia.


Un cordial saludo,
ROSA PAVANELLI
Secretaria General


FONTE: ISP Brasil
________________

CONFETAM e CUT levam pauta de luta para Encontro Nacional dos Prefeitos
O objetivo foi cobrar dos representantes municipais eleitos o cumprimento da Plataforma.

O objetivo foi cobrar dos representantes municipais eleitos o cumprimento da Plataforma.

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (29), representantes da Confetam e da CUT estiveram no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.

Nesta terça-feira (29), representantes da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – Confetam e da CUT se misturaram aos milhares de prefeitos da maioria dos municípios do Brasil, ministros, parlamentares e outras personalidades políticas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, sediado em Brasília. A ação, não programada na agenda do evento, teve o objetivo de cobrar dos representantes municipais eleitos o cumprimento da Plataforma “Por um município decente e democrático”, que contém quatro eixos: Trabalho Decente no Serviço Público Municipal; Transparência e Democracia Participativa na Gestão; Políticas Públicas Sociais de Combate à pobreza Local; Gestão Local para a sustentabilidade e a divulgação da Campanha Salarial Nacional Unificada 2013 “Prefeito(a) NEGOCIA!".


A atuação dos sindicalistas rendeu reuniões com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além de conversas com outros personagens importantes da política brasileira que podem contribuir para a construção de alternativas que gerem qualidade de vida ao servidor público municipal.



“Nossos principais dilemas são a falta de regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que dificulta a negociação entre sindicato e prefeito, e o descumprimento da Lei do Piso por parte das prefeituras”, disse a integrante da direção da Confetam, Vilani Oliveira.



Nos encontros com os ministros, a secretária de Relações do Trabalho da CUT e atual presidenta da Confetam, Maria das Graças Costa, e o Secretário de Organização e Política Sindical da Central, Jacy Afonso de Melo, solicitaram que os representantes das pastas levassem à presidenta Dilma que, ao dialogar com os novos prefeitos e prefeitas, ponha na mesa de parcerias os direitos constitucionais e os direitos éticos e de cidadania dos servidores Municipais como contrapartidas aos investimentos federais. “Com isso, os municípios que não respeitam os trabalhadores não receberão os mesmos recursos adicionais da União que recebe um município que está dentro da lei” afirmou Jacy Afonso.



“A realidade dos servidores municipais é dura. Tanto é que muitos de nós poderíamos participar do Bolsa Família, e só não participamos porque temos uma relação de emprego formal. Por isso, é importante que se criem mecanismos que obriguem as prefeituras a negociarem com os servidores públicos e, acima de tudo, a respeitarem os direitos do trabalhadores. Muitas prefeituras por exemplo, não cumprem com a Lei do Piso para o Magistério”, afirmou Maria das Graças.



“O que a gente pode fazer é adequar nossas políticas de forma que a prefeitura se identifique com o diálogo e a negociação, além de fazer cumprir a lei”, disse o ministro Gilberto Carvalho, em consonância com a pauta dos representantes sindicais. Em discurso durante o Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas, o ministro afirmou que "o sucesso dos novos governos depende em grande parte das sugestões, das reivindicações, brigas e críticas que ouvimos da sociedade”. “"É importante essa relação com os sindicatos dos munícipes, mesmo que às vezes seja um pouco chata. De vez em quando, só um pouco de pancadaria nos acorda. “O governo tem uma tendência de se fechar em si mesmo", afirmou.



Os representantes da CUT e da Confetam também entregaram a pauta de luta à Confederação Nacional dos Municípios e à Frente Nacional dos Prefeitos. “A pauta defendida pela Confetam e pela CUT ultrapassa questões corporativistas”, avaliou o deputado estadual e presidente do PT-Paraná, Enio Verri.



De acordo com o site da Presidência da República, em novembro de 2012, a União disponibilizou aos municípios a nona parcela da complementação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no valor de R$ 755,2 milhões. No ano passado, além das transferências obrigatórias, o governo repassou R$ 10 bilhões aos municípios de forma voluntária.



                                                                                                                                                                                       FONTE: CONFETAM
_____________________

SINSEMBA NA DIREÇÃO DA CUT CEARÁ]

A Diretora do SINSEMBA Carmem Santiago ampliando sua atuação sindical bem como fortalecendo a representação das mulheres municipais na CUT Ceará está a frente da Secretaria de Administração e Finanças na Central cearense.

Segundo a diretora, seu trabalho nesta pasta é o de efetivar a política sindical da CUT Ceará na garantia da aplicação da política de finanças e sustentação material de acordo com as normas do Estatuto da CUT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário